Câmera de vigilância instalada na Serra da Concórdia, em Valença, RJ, filmou uma onça pintada, vista por um grupo de preservacionistas. As fotos do animal foram divulgadas nesta sexta-feira (10). A onça estava no Santuário da Vida Silvestre. Não foi por acaso que a presença da onça foi descoberta. Há alguns meses que conservacionistas, membros de um projeto de preservação ambiental, perceberam a presença de um felino de grande porte na área da unidade conservação da Serra da Concórdia.
Os felinos mais comuns de aparecer na região são a onça parda e a jaguatirica. Com a instalação de armadilhas fotográficas em locais por onde havia rastro da passagem do animal foi possível flagrar a onça pintada. Até agora, era praticamente impossível supor a existência dessa espécie de onça nas florestas de Valença e, da região. (A matéria foi publicada pelo G1 Sul do Rio e Costa Verde).
Em Juiz de Fora
Em maio de 2019 uma onça pintada foi capturada no Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora, próxima a rodoviária da cidade. Preso, o animal (macho) foi levado para uma área de Mata Atlântica em Minas Gerais e que não teve a localização divulgada. Na ocasião, foram quase 20 dias à procura da onça para capturá-la.
A onça chegou a ser vista primeiro por um vigilante do Jardim Botânico, no dia 25 de abril de 2019, por isso, o local foi fechado para a visitação pública no dia seguinte ao aparecimento do animal. Também o felino foi visto no estacionamento de um hotel próximo a Mata do Krambeck, em Juiz de Fora.
O animal ainda foi visto em dois estacionamentos particulares e na ponte do Krambeck, às margens do rio Paraibuna. A onça ainda atacou um galinheiro em uma residência próxima ao Jardim Botânico. Na época, a população juiz-forana ficou alarmada com a presença da onça pintada próxima à região urbana.