O Governo de Minas Gerais deve realizar 8 mil nomeações de profissionais aprovados em concurso público para atuar na rede estadual de ensino. Nesta sexta-feira (3/9), está sendo publicado no Diário Oficial uma nova lista que contempla mil profissionais. A publicação marca a retomada das nomeações que estavam suspensas devido à pandemia de covid-19. Até o fim do ano serão mais dois lotes de publicação, com mil novos servidores cada. (Foto: Agência Minas)
“Com essas nomeações e a divulgação do cronograma dos dois próximos lotes vamos cumprir o compromisso firmado de nomear 8.000 profissionais da educação. Somos um governo de ações, que cumpre o que é acordado. Com muito esforço estamos arrumando a casa e esse trabalho resulta em boas notícias como essa”, afirmou ontem o governador Romeu Zema.
A secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, destaca que a ação demonstra a atenção do governo com a política de valorização dos servidores da Educação. “É com imensa alegria que, com a melhoria do cenário pandêmico, anunciamos a retomada das nomeações na Educação de Minas Gerais. São 1 mil novos profissionais que irão atuar na rede estadual de ensino. Essas nomeações fazem parte da nossa política de valorização do profissional da educação, com o fortalecimento do quadro pedagógico das escolas”.
Serão nomeados 959 profissionais para o cargo de Professor de Educação Básica (PEB) e 41 para o cargo de Especialista em Educação Básica (EEB). As nomeações são referentes aos cargos disponibilizados no edital nº 07/2017 e contemplam vagas em 203 municípios de 41 Superintendências Regionais de Ensino (SREs).
A secretária de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Luísa Barreto, também ressalta a importância da efetivação desses profissionais. As nomeações, segundo ela, “irão reforçar os quadros da Educação de Minas Gerais e são parte do compromisso assumido pelo Governo de Minas com os profissionais da categoria. Apesar das dificuldades enfrentadas pelo Estado, acirradas pela pandemia, conseguimos viabilizar a retomada das nomeações dos professores, o pagamento integral no quinto dia útil para todos os servidores, entre outras pautas prioritárias, e seguiremos nos empenhando para avançar em outros pontos importantes”, salienta.
Até o mês de novembro, serão publicados mais dois lotes, cada um com a nomeação de 1 mil profissionais, sendo um no mês de outubro e outro em novembro. Com esses dois lotes anunciados, o Governo de Minas irá alcançar a marca de 8 mil nomeações.
O Governo de Minas prorrogou até 2022 o prazo de validade do concurso para os cargos de Especialista em Educação Básica e Professor de Educação Básica, referente ao edital nº 07/2017, da SEE/MG. Com essa medida de extensão do prazo, a Secretaria garante a continuidade da política de nomeação dos servidores que vem sendo adotada desde o início da gestão.