Parque Serra da Mantiqueira

Parque Serra da Mantiqueira

O Parque Serra da Mantiqueira ainda não foi instalado

 As serras Negra e do Funil se confundem e se entrelaçam em suas belezas naturais e biodiversidades. Há nessas serras que fazem parte do parque exuberância de fauna, flora, cachoeiras, grutas e mirantes a perder de vista do alto de suas montanhas e escarpas. Segundo estudos técnicos de ambientalistas são mais de 1300 plantas, sendo pelo menos 30 delas ameaçadas de extinção. Mas, toda essa riqueza de animais vertebrados, mamíferos, pássaros, peixes, anfíbios e insetos é extremamente frágil e exposta às ameaças de caçadores, desmatadores e ladrões de líquens e palmitos. Os mineradores também estão à espera de que seus registros no Departamento Nacional de Pesquisa Mineral sejam aprovados. Com registro em maos podem tentar a exploração predatória do solo com a extração de águas marinhas, manganês, ouro e areias de quartzo. Toda essa riqueza mineral existe na área do Parque Serra da Mantiqueira, além de muita água, conforme revelam os estudos técnicos que serviram de embasamento para aprovar a reserva, em 2018. Para acompanhar os pedidos de registro de mineradores é só clicar no endereço http://sigmine.dnpm.gov.br/webmap/  

       

Mantiqueira: muitas belezas naturais

Centenas de nascentes, uma rica biodiversidade de plantas, fauna, atrativos naturais e culturais incomuns, tudo de grande grande beleza cênica espalhada pelos mais de 4 mil hectares da reserva a ser criada. Sem a instalação do parque, esse acervo ambiental continua sendo ameaçado por empreendimentos minerários e pelo turismo predatório. Segundo os órgãos ambientais do Governo de Minas Gerais,  estas ameaças foram também motivadoras da criação do Parque Estadual Serra Negra da Mantiqueira, nos Municípios de Rio Preto, Santa Bárbara do Monte Verde, Lima Durate e Olaria. Ou seja, o parque foi criado para  proteger o meio ambiente da região e afastar as empresas mineradoras e predatores do meio ambiente. Conforme alertam técnicos do meio ambiente de Minas, essas mineradoras estão prontas para começar a exploração predatória na região da Serra Negra.

A maior área de preservação do parque encontra-se na Serra do Funil em Rio Preto e  nos seus contrafortes, localizados principalmente em Santa Bárbara do Monte Verde, na região de Três Cruzes. Ainda como preocupação dos órgãos governamentais, para a criação da reserva ambiental foi levado em consideração também a ameaça de um turismo desordenado e de exclusividade, que tanto tem prejudicado a preservação ambiental na região da Serra Negra.

Grutas

O Instituto Estadual de Florestas ainda listou como causa de criação do parque o combate à extração ilegal de madeiras (candeia e carvãozinho, principalmente), palmitos e limos. Essa atividade insólita vem causando devastação na Serra da Mantiqueira. Como benefício, a nova reserva ambiental criada há três anos (04/07/2018), aposta no interesse social que vai gerar o desfrute das belezas naturais do novo parque.

Horizontes

Conforme salientam os técnicos do IEF: “o bem comum é mais importante do que os interesses particulares. Entre os benefícios que o parque trará para a região de Rio Preto, Santa Bárbara, Funil e Três Cruzes estão o uso sustentável do meio ambiente e a contribuição para um ordenamento territorial da área atingida. Pretendem os especialistas em meio ambiente do Estado de Minas Gerais que a criação do Parque da Mantiqueira promova a educação ambiental na região e conscientize a população sobre a importância da preservação das nascentes de água. A valorização da terra ao redor do parque é outro fator importante de estímulo aos seus proprietários”, destacam os técnicos.

Por fim, esclarecem os ambientalistas que “além disso, a unidade de conservação ambiental como é o caso do parque, pode ser também elemento essencial na criação de uma infra-estrutura que gere trabalho e renda para os moradores ao redor da área do parque. Haverá, certamente, valor agregado às economias locais e regionais com mais oportunidades de turismo e recreação”- salientam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *