Centro Cultural

Centro Cultural

Centro Cultural Pe. Martinho Gaio

Reaberto desde setembro de 2020, o Salão Paroquial – agora, se chama Centro Cultural Pe. Martinho Gaio – está sem atividades culturais por causa da pandemia. A iniciativa de reativar o espaço cultural foi do Padre José Maria Vieira Moraes, pároco de Rio Preto, que retirou do local um brechó que vendia utensílios domésticos e roupas usadas. A esperança dos rio-pretanos é que a pandemia termine mais rápido possível, para que espetáculos culturais possam assim, ser apresentados no novo espaço cultural da Paróquia de Rio Preto.

            – “A reabertura desse espaço cultural representa um benefício para toda a comunidade” – destaca o páraco rio-pretano. Ele reafirma que “o espaço  não terá nenhum vínculo com políticos ou agremiações políticas. Qualquer um da comunidade poderá alugar o Salão Paroquial para eventos culturais. Vamos analisar as propostas que surgirem após a pandemia e, se não houver prejuízo para comunidade e para a igreja, vamos autorizar a realização desses eventos culturais”- prevê o padre.

A renda do Centro Cultural Padre Martinho Gaio será totalmente revertida para a Paróquia de Rio Preto, conforme esclareceu Padre José Maria. Uma das primeiras iniciativas do novo centro cultural, ainda antes de a pandemia se alastrar pelo país, foi a realização do “Primeiro Evento de Talentos de Rio Preto”. No evento, foram expostas obras de artistas plásticos da cidade e ocorreram vários espetáculos de música, poesia, palestras de literatura, etc.

Espera o Padre José Maria que o novo centro cultural “traga muitos benefícios para a comunidade rio-pretana, aproximando mais ainda as pessoas e a igreja. Vamos também buscar a história do nosso passado para a atualidade” – ressaltou o padre.

O espaço do centro cultural dispõe de 228 cadeiras  e estão em bom estado de conservação. “As que tinham reparos a fazer já fizemos. Falta agora reparar a pintura do prédio e arrumar o palco, principalmente instalando um jogo de cortinas para a realização de espetáculos de teatro e solenidades”. A intenção do padre José Maria é montar um calendário de eventos culturais,  tão logo seja permitida a aglomeração de pessoas em eventos públicos, após a pandemia.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *