Proprietários de pousadas e empreendedores do turismo rural do município de Rio Preto se reuniram no dia 17/8 na Pousada Mirante Santo Antônio, no Funil, com representante do SEBRAE-MG. Esteve presente ao encontro o técnico do SEBRAE-MG, José Tarcísio Fagundes de Paula que falou para as 25 pessoas presentes da “importância de se estabelecer um planejamento e metas, cujos principais focos devam ser a objetividade de ações de implemento ao turismo”- frisou.
Ele ressaltou sobre os cuidados “que todos devam ter com a a preservação do meio ambiente, principalmente porque o Funil é um lugar de belezas naturais com cachoeiras e cânions ainda desconhecidas e que devam ser preservadas, principalmente para estimular um turismo sustentável “. Ele concordou com o nome escolhido pelos participantes do encontro de “Sertão Prohibido” que visa chamar a atenção para o marketing turístico da região de Rio Preto e do Funil, na Zona da Mata mineira.
O nome tem origem histórica, já que se refere ao livro “Descoberto da Mantiqueira – o Sertão Prohibido do Rio Preto”, do historiador Rodrigo Magalhães. Na pesquisa, o autor narra a história antiga da região de Rio Preto com referências bibliográficas de documentos históricos do período colonial, quando a exploração do ouro pela mão escrava dos negros trouxe desenvolvimento econômico para as ricas fazendas de café do município.
José Tarcísio Fagundes disse que estava “feliz por estar aqui nesta reunião organizada pela iniciativa própria de vocês e sem apoio de governo”. Ele afirmou também que é “muito importante apresentar projetos aos órgãos de governo para tentar apoio de realização de projetos que estimulem o turismo”. Entre essas ações, o grupo de empresários de pousadas e empreendedores reunidos já está discutindo a implantação de uma sinalização padronizada, com placas indicativas das principais atrações turísticas e empreendimentosdo turismo rural das regiões do Funil e de Rio Preto.
Durante a reunião foi apresentado o site da Agência de Turismo “Ticket Tur”, do casal Tobias Barbosa e Gisele. Na apresentação pela TV foram mostrados muitos vídeos gravados por drones sobre as belezas naturais da região do Funil e de Rio Preto. Com muita beleza plástica os vídeos apresentados são um estímulo à prática do turismo, podendo os turistas visitar belas cachoeiras e conhecer grutas e cânions ainda inéditos à visitação.
Escolhida a logomarca para representar o turismo na região de Rio Preto e o Funil, os participantes do grupo (donos de pousadas e empreendedores rurais) estão agora coletando recursos financeiros para pagar placas informativas dos locais turísticos e também para a confecção de um folder de propaganda.
Antônio marcio vieira
1 de setembro de 2021 at 17:52Muito bom ver o jornal divulgando está atitude .
Aloisio Melo
6 de setembro de 2021 at 08:59Antônio Márcio,os nossos patrimônios, sejam culturais, históricos, ambientais, artísticos e religiosos são nossos, pertencem a Rio Preto. Eles ficarão, nós passaremos. Por isso, temos que lutar por eles. Abraço forte!