ACISPES vai ser em Bom Jardim de Minas

ACISPES vai ser em Bom Jardim de Minas

Foto: Prédio do Posto de Saúde em Rio Preto: fechado e com obras paralisadas, sem ACISPES, pelo menos por enquanto.

 

Bom Jardim de Minas, Sul de Minas, leva a melhor na disputa e consegue a aprovação de 27 municípios da Zona da Mata Mineira, que compõem a Agência de Cooperação Intermunicipal em Saúde Pé da Serra, para instalar uma nova unidade de saúde da ACISPES no município. Rio Preto, que também esperava instalar na cidade a unidade de saúde para atendimento a muitos municípios da região não conseguiu até agora viabilizar o projeto.

A Administração Municipal do Município de Rio Preto chegou até a transferir a unidade de saúde municipal, que funcionava no prédio do Posto de Saúde, de propriedade do Estado de Minas, para uma ampla casa na Rua Dr. Esperidião, no centro da cidade. As reformas implementadas no Posto de Saúde, no entanto estão paralisadas. A esperança do povo rio-pretano é de que uma ACISPES venha a funcionar no local.

Descentralização

A nova ACISPES que será instalada em Bom Jardim de Minas foi aprovada pelo consórcio por atender à nova política de descentralização dos serviços de saúde, atualmente concentrado em Juiz de Fora. Conforme informou o Prefeito de Bom Jardim, Laércio Rodrigues, “os serviços oferecidos pela ACISPES vão beneficiar a milhares de pacientes da nossa região.  Beneficiará a muitas pessoas que terão que se deslocar menos para ser atendidas pelos médicos e fazer seus exames de saúde”- frisou.

Revelou o prefeito que em princípio serão atendidos 11 muncípios: Bom Jardim de Minas, Santa Rita de Jacutinga, Arantina, Andrelândia, Bocaina de Minas, Passa Vinte, Olaria, Seretinga, Serranos, Liberdade e Lima Duarte, “todas essas cidades dentro de um raio de 50 quilômetros”- disse Laércio Rodrigues. Já estão negociando para atendimento de saúde na nova unidade os municípios de São Vicente de Minas, Aiuruoca e Carvalhos.

A nova estrutura de saúde vai contar com instalações de consultórios e salas para exames médicos num prédio de cerca de  2.680 metros quadrados, no centro da cidade de Bom Jardim.

-” O prédio é de dois andares e foi emprestado pelo município para a ACISPES em regime de comodato. Enquanto existir a ACISPES vai funcionar ali” – disse o prefeito de Bom Jardim, informando também que a Câmara de Vereadores do município votou a Lei n.1.637/2021 que trata da concessão do prédio para a nova unidade de saúde.

O vice-prefeito de Bom Jardim de Minas, Francisco Matos e Silva, destacou a importância da implantação da nova unidade da ACISPES na cidade: “estamos concretizando aquilo que o povo mais pede que é o cuidado com uma saúde de qualidade e de  fácil acesso para todos. A ACISPES chegando traz esperança para todos nós”-finalizou.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *