Começa vacinação infantil e Inácio Ferreira alerta sobre aumento da Ômicron em Rio Preto

Começa vacinação infantil e Inácio Ferreira alerta sobre aumento da Ômicron em Rio Preto

A vacinação da população infantil, de crianças com idades de 11 anos com prioridades para as portadoras de comordidades começa  hoje(19/01) em Rio Preto, seguindo orientações da Superintendência Regional de Saúde, em Juiz de Fora. O prefeito de Rio Preto, Inácio Ferreira está preocupado com o aumento dos casos da variante ômicron na cidade. Ele explicou que “o surto da doença aqui é reflexo de uma tendência do que vem acontecendo em muitas cidades do Brasil e do mundo com a variante ômicron, que tem como característica uma replicação muito mais rápida, de acordo com estudos relacionados”:

-“Recentemente, a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) informou que, devido à ômicron, as infecções por covid-19 nas Américas quase dobraram na última semana. Reforçamos as medidas de proteção como distanciamento, evitar aglomerações, uso de máscara e álcool. A vacinação tem se mostrado eficaz no que diz respeito a frear os casos graves e as hospitalizações, com a maior parte da população vacinada apresentando apenas sintomas leves. A vacinação em massa é o caminho e a população de Rio Preto tem aderido à campanha e contribuído nesse sentido”.

Aumento de casos

Inácio Ferreira está alarmado com o aumento dos casos de COVID-19 no município. Ele foi às redes sociais neste inicio de semana alertar a população riopretana quanto à necessidade de maior proteção ao contágio pela doença. Em cinco dias, o número de infectados no município passou de 21, dia 13/01, para 91 em 18/01, segundo dados do Boletim Informativo da Secretaria de Saúde de Rio Preto”.

-“Por enquanto não temos nenhum registro de caso grave ou hospitalização na cidade” – revelou o prefeito, que atribui à vacinação em massa da população a causa principal dos pouquíssimos óbitos ocorridos desde o ano passado, 07 , segundo informa a Prefeitura. -“Até o presente momento foram aplicadas 8.947 doses de vacina, sendo que 4.104 pessoas receberam a primeira dose, outras 3.445 a segunda, 1.288 a dose de reforço e 110 a dose única” – informou o prefeito, satisfeito com a vacinação.

-“Nossa obrigação é tomar as medidas cabíveis. Reforçamos a recomendação quanto às medidas de proteção com uso de máscaras, higienização constante das mãos, manutenção dos ambientes bem ventilados, evitar aglomerações e se imunizar. A vacinação é a nossa prioridade e entendemos que a imunização em massa é o caminho para evitarmos casos graves, hospitalizações e perdas de vida”- enfatizou.

Rio Preto está cadastrada no Programa Minas Consciente, com uma população de 5.476 pessoas. Conforme esclareceu o prefeito, “estamos seguindo integralmente as orientações do governo do Estado, que fornece as diretrizes para as ações de controle ao contágio da doença de forma segura e responsável no enfrentamento da pandemia”.

Proibição de encontros de motos

Recentemente, a Administração do município proibiu a realização de um encontro de motocicletas no centro da cidade. O evento aconteceu em Parapeúna, distrito de Valença, RJ, na divisa com Rio Preto. Mais de 500 motociclistas  se reuniram no encontro. Indagado se a aglomeração ocorrida no dia do evento teve como consequência o aumento dos casos de COVID-19 no município de Rio Preto, Inácio Ferreira afirmou:

-“A Prefeitura Municipal fez o que estava ao seu alcance, inviabilizando a saída e chegada das motos na cidade. Quanto ao resultado, seríamos precipitados ou levianos em realizar qualquer avaliação, uma vez que não há um estudo detalhado sobre a relação de infectados e o evento, especificamente”.

No próximo, dia 23/01, será realizado na cidade “Trail Race Rio Preto”, em sua terceira edição. O último (segunda edição) ocorreu em 2020, antes da propagação da pandemia, e reuniu 240 atletas. Inácio Ferreira informou que o evento do próximo domingo será realizado. -“Não existe  impedimento” – frisou, prosseguindo: ” o evento vai seguir as orientações contidas no Minas Consciente, do governo do Estado, que estabelece todas as medidas sanitárias necessárias à proteção da população”:

-” A organização do evento informou que são 250 atletas inscritos e a participação está condicionada à apresentação da carteira de vacinação comprovando ter tomado a segunda dose da vacina contra a covid-19 e feito o teste PCR até 48 horas antes da prova. Informou ainda que haverá distanciamento entre os atletas na largada e a distribuição de máscaras de proteção”- finalizou o prefeito.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *