Espaço Cultural criado na Serra do Funil, em Rio Preto, Zona da Mata mineira, tem sido a grande atração dos turistas em finais de semana, à procura de entretenimento por eventos culturais, shows musicais e exposições de várias expressões artísticas da região.
O movimento turístico na Serra do Funil, em Rio Preto, na Zona da Mata de Minas Gerais vem aumentando muito após a desaceleração da pandemia. Quem fala sobre esse crescimento de público para ver as belezas do Funil é Ricardo Nerval (48), que junto com a esposa, Daniele Berzoini(46), há quatro anos mora na pequena Vila do Funil e onde criaram o espaço cultural Canto da Lua.
Juizforano, Nerval veio conhecer a Serra do Funil e se apaixonou pelo lugar. Ele conta como produtor de eventos culturais e DJ Roots em grandes shows no Espírito Santo, Rio e Minas Gerais, que veio à Toca do Coelho: “vim a convite do Nikin (Luiz Henrique), proprietário da pousada e então tive a oportunidade de conhecer a vila, a gruta e as cachoeiras. Eu e minha esposa tivemos a idéia de alugar uma casa para passar os finais de semana aqui no Funil”:
-“Só que foi muito difícil alugar. Levamos dois anos para conseguir uma casa no centro da vila. Tivemos então a idéia de fazer um centro cultural onde as pessoas possam mostrar sua arte através de música, exposição de artesanato, pintura, varal de poesias, etc. O Canto da Lua é um espaço aberto a todos e se chama assim em homenagem à nossa filha, Ana Lua(6)” – revelou Nerval.
De mudança recente, do centro da vila para alguns poucos quilômetros na entrada da Serra do Funil, o novo local da casa de shows já teve eventos de música com Ricardo do Funil, Negro Leo, Forró do Maninho dos Teclados e agora, nos próximos dias 17 e 18 de junho vai acontecer o Festival Canto da Lua, com Feira de Arte (pintura, artesanato, etc), palco coberto para artistas locais apresentarem seus shows de arte.
-” É um novo desafio que já estamos enfrentando”, afirma Nerval, que está em lua de mel com o novo local da casa de cultura: “aqui é mais espaçoso, mais bonito e mais aconchegante. Vamos fazer no festival “o Varal da Subjetividade onde as pessoas poderão exibir suas poesias, fotos e outras obras artísticas. Esperamos que o evento traga para o Funil de 300 a 500 pessoas por dia”- espera com sua previsão Ricardo Nerval.
Pizzas
As pizzas são o carro chefe do Canto da Lua, “são as melhores do Funil. Massas finas, crocantes e feitas com muito amor e dedicação”- garante o empresário que trabalhava com publicidade em Juiz de Fora, e que veio para a Serra do Funil embalado pela onda do crescimento turístico, depois que a serra virou parte do Parque da Serra Negra da Mantiqueira. Também tem “os drinks, os petiscos, porções de peixes, sempre tentando fazer a diferença”-diz o DJ.
Ele conta que o Canto da Lua “foi inaugurado logo após o carnaval e um mês depois começou a pandemia do coronavírus e tudo fechou. Ficou muito difícil. Eu e minha esposa então voltamos para Juiz de Fora e surgiu a idéia de entregar pizzas (delivery). Mas como fazer pizzas, se nós nunca tínhamos feito uma? Como começar? Fomos para a internet e aprendemos a fazer” – revelou Nerval.
Agora no Funil, o Canto da Lua, há dois anos, não só serve as pizzas como também entrega para a região. “A primeira pessoa que nos encomendou cinco pizzas foi a Dona Sandra”, lembra, ao se referir à proprietária da Pousada Santo Antônia, a primeira a se intalar no Funil, ainda antes do crescimento turístico que a região vem experimentando.
O Canto da Lua está situado na Estrada do Funil, no KM-17, no Muro de Pedra. O lugar é antes da Vila e está em meio a natureza com muitas árvores, pedras e areia branca. Na frente do espaço cultural passa o ribeirão do Funil, cujo trecho é encachoeirado .
Ricardo Nerval acha que para a região do Funil impulsionar o turismo “precisa de divulgação. Acho que se a Prefeitura Municipal desse mais apoio á divulgação, com exposição das belezas naturais, como cachoeiras, cânions, etc., ainda seria maior a movimentação de turistas”-frisa.
Recentemente, a Prefeitura Municipal inaugurou um mirante na estrada que liga Rio Preto ao Funil. A beleza do lugar tem atraído muitos turistas que chegam ali e param para ver o horizonte e o burro de ouro. O animal é um trabalho artístico feito em ferro, para lembrar a lenda de um burro carregado de ouro que teria caído num precipício e nunca encontrado por ninguém.
O Canto da Lua está situado na Estrada do Funil, Km-17, no Muro de Pedra. Você pode conhecer mais sobre os pontos turísticos, programação e promoções pelo instagram @cantodaluafunil e saber mais sobre o Festival Canto da Lua @festivalcantodalua ou pelo whatsapp 32 98854-6598.
Fabio Roque
15 de maio de 2022 at 08:44👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏