Feira Cultural de Rio Preto movimenta a cidade

Feira Cultural de Rio Preto movimenta a cidade

A Terceira Feira Cultural de Rio Preto aconteceu neste sábado (16/04) na Praça Barão de Santa Clara, no centro da cidade. O evento teve o apoio dos produtores de artesanato da região, Emater, Associação da Feira de Agricultura Familiar e Produtos Artesanais de Rio Preto e da Prefeitura Municipal. Também, nos dias 16/04 e 17/04, outro evento cultural de exposição e venda de produtos artesanais reuniu  os trabalhos de 25 artesãos no Hostel Rio Preto.

Conforme informou o secretário de Turismo de Rio Preto, Paulo Sérgio de Oliveira, a feira cultural “deverá acontecer todo segundo sábado dos próximos meses e tem como objetivo apoiar a produção artesanal do município e visa desenvolver o turismo”.

O sucesso da Feira Cultural, esclareceu Paulo Sérgio, “já é uma realidade e a tendência é conseguirmos atender a maioria das associações que hoje representam as comunidades rurais de Rio Preto. Queremos criar uma feira cultural no Funil, hoje um lugar onde o turismo está em crescimento” – disse.

Para qualquer artista ou artesão que queira participar da feira cultural para expor seus trabalhados, o contato pode ser feito através do escritório da Emater ou da Secretaria de Turismo, revelou Paulo Sérgio, cujo contato pode ser feito através do telefone (Sap) (21) 994641380.

Na Feira Cultural e no Hostel Rio Preto o consumidor pode encontrar produtos artesanais variados: em tricô. crochê, esculturas, vidros, palha de milho seca, garrafas, madeira, macramê, bijuterias e também produtos alimentícios derivados do leite, frutas, biscoitos, etc.

Júlia expõe trabalhos em madeira

Entre as atrações da feira, houve música com violão e voz de Luiz Fernando da Costa e a apresentação da atriz carioca, Ângela Delphim, que interpretou o texto “Estatutos do Homem”,do poeta amazonense Thiago de Melo, já falecido. Angela Delphim disse que pretende contribuir com os movimentos culturais da cidade. “Esse um trabalho autoral. Somos todos seres humanos. E essas verdades são as diretrizes que eu gostaria para conduzir o meu país” – disse a artriz, ao falar sobre o texto de Thiago de Mello.

Já a arquiteta Júlia Oliveira, que estava com um stand na entrada do Hostel Rio Preto, expondo e vendendo objetos artísticos de madeira (gamelas, artigos de decoração, etc.) feitos pelo seu pai, o artesão Sebastião Esteves, elogiou a iniciativa dos expositores e artesãos: “são pessoas que estão lutando para o desenvolvimento do turismo de Rio Preto. Eu acredito na valorização do trabalho local. Ter espaço para expor os trabalhos produzidos pelos artistas é o primeiro passo para começar o crescimento do turismo”- enfatizou.

Atriz Ângela Delphim e encenação do texto de Thiago de Mello

Ana Amélia Carneiro Macedo, uma rio-pretana que está de regresso à cidade, sua terra natal e que morou fora durante muitos anos, é também uma entusiasta do desenvolvimento do artesanato. “Fiz o curso de artesanato  no Sindicato Rural de Rio Preto. A Aline Nacarath cedeu as dependências do Hostel Rio Preto para os artesãos exporem seus trabalhos. Isso é um incentivo para a valorização do turismo”- frisou.

 

One thought on “Feira Cultural de Rio Preto movimenta a cidade

  1. Reply
    Fabio Roque
    18 de abril de 2022 at 21:12

    Sensacional a cobertura do evento feita por esse jornal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *